Especialista em Catarata https://especialistaemcatarata.com/ Fri, 29 Nov 2024 14:31:31 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://especialistaemcatarata.com/wp-content/uploads/2017/05/cropped-favicon180-32x32.png Especialista em Catarata https://especialistaemcatarata.com/ 32 32 Amadurecimento da Catarata https://especialistaemcatarata.com/amadurecimento-da-catarata/ https://especialistaemcatarata.com/amadurecimento-da-catarata/#respond Mon, 14 Jan 2019 13:26:42 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=4086 Por Dra. Amaryllis Avakian,Oftalmologista – Especialista em Catarata É preciso esperar a catarata “amadurecer” para realizar a cirurgia? Essa é uma dúvida muito comum no consultório ainda hoje. Mas não é mais necessário esperar. Antigamente, a técnica cirúrgica utilizada exigia que o cristalino fosse substituído pela lente intraocular quando estivesse rígido, grande ou denso e […]

O post Amadurecimento da Catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
Por Dra. Amaryllis Avakian,Oftalmologista – Especialista em Catarata

É preciso esperar a catarata “amadurecer” para realizar a cirurgia? Essa é uma dúvida muito comum no consultório ainda hoje.

Mas não é mais necessário esperar.

Antigamente, a técnica cirúrgica utilizada exigia que o cristalino fosse substituído pela lente intraocular quando estivesse rígido, grande ou denso e hoje isso mudou. E mudou muito.

A cirurgia de catarata se desenvolveu bastante, bem como a qualidade e precisão das lentes intraoculares utilizadas. Atualmente, com os métodos cirúrgicos modernos, é a solução mais eficaz para os pacientes nos quais os problemas de visão prejudicam as atividades do dia-a-dia ou sua qualidade de vida.

Os avanços na técnica permitem que hoje não seja mais necessário aguardar o amadurecimento da catarata. Através de incisões milimétricas é possível fragmentar o cristalino em micro-pedaços e, em seguida, aspirá-los.

O que muitos não sabem é que esperar para operar pode, pelo contrário, dificultar a cirurgia e prejudicar a recuperação pós operatória. Isso ocorre porque fragmentar e aspirar um cristalino mais duro é muito mais complexo e tecnicamente desafiador que triturar uma catarata menos consistente.

O ideal é que o paciente faça consultas regulares com o oftalmologista. Quando a catarata for detectada, exames mais detalhados serão realizados para determinar o estágio que ela está e acompanhar a velocidade de evolução da doença. O estilo de vida do paciente também deve ser analisado em conjunto com o exame oftalmológico.   

É importante salientar que, uma vez que a catarata tenha surgido, ela só vai evoluir e piorar a visão, não havendo chances dela desaparecer sem que uma operação seja realizada.

Em geral a cirurgia é indicada quando a redução visual pela catarata  estiver afetando as atividades diárias e cotidianas do indivíduo, e comprometendo a sua qualidade de vida. A intervenção pode ser realizada em qualquer estágio de desenvolvimento da catarata, desde que paciente e especialista tracem juntos os benefícios, riscos e o momento certo para o procedimento.

A regra é simples: a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar e a gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar. Portanto, se a catarata estiver provocando dificuldade para dirigir, ler ou mesmo para andar pela casa à noite, o procedimento deve ser feito quanto antes.Várias quedas e acidentes são causados pela dificuldade visual ou pelo prejuízo da visão de profundidade provocada pela doença.

A cirurgia de catarata é extremamente segura e confiável quando realizada por Especialistas na Cirurgia; desse modo não vale a pena esperar e agravar o prognóstico da intervenção.

Consulte sempre um especialista em catarata. Somente desta forma você vai saber mais sobre o momento certo de operar e voltar a ter mais qualidade de vida e bem-estar em sua vida.

O post Amadurecimento da Catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/amadurecimento-da-catarata/feed/ 0
Escolhendo a Lente Intraocular https://especialistaemcatarata.com/escolhendo-a-lente-intraocular/ https://especialistaemcatarata.com/escolhendo-a-lente-intraocular/#respond Wed, 08 Aug 2018 20:47:19 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=4069 Por Amaryllis Avakian, Especialista em Catarata A catarata é uma das doenças oculares mais comuns relacionadas ao envelhecimento e afeta uma das partes do nosso olho chamada cristalino (lente interna). Essa lente é responsável por focalizar e dar nitidez às imagens que vemos. Quando essa lente deixa de ser transparente (catarata), embaçando e prejudicando a […]

O post Escolhendo a Lente Intraocular apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
Por Amaryllis Avakian, Especialista em Catarata

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns relacionadas ao envelhecimento e afeta uma das partes do nosso olho chamada cristalino (lente interna). Essa lente é responsável por focalizar e dar nitidez às imagens que vemos. Quando essa lente deixa de ser transparente (catarata), embaçando e prejudicando a visão, deve ser substituída por uma lente artificial, chamada de lente intraocular.

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. É muito segura quando realizada por um oftalmologista especialista nesta área, proporcionando melhora da qualidade de vida e bem-estar. Consiste na substituição do cristalino embaçado por uma lente intraocular, cuja especificação deve ser criteriosamente avaliada, já que disso dependerá a qualidade e nitidez da visão do paciente para o resto da vida. Por isso é muito importante escolher, junto com seu oftalmologista, a lente intraocular que melhor atenda às suas necessidades. Isso porque, se a cirurgia de catarata for personalizada para você, e dependendo da lente intraocular selecionada, é possível reduzir a dependência de óculos e melhorar a qualidade da sua visão de forma definitiva.

Hoje, no mercado, existem lentes dos mais variados materiais e modelos, de acordo com o fabricante. Elas permitem em muitos casos, a correção de graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e inclusive podem reduzir a necessidade de óculos para computador e leitura.

A cirurgia é extremamente precisa e utiliza uma técnica denominada facoemulsificação, através da qual o cristalino com catarata é fragmentado e substituído por uma lente intra-ocular que reproduz a sua função. Diversos cálculos matemáticos são feitos antes da cirurgia para decidir o tipo e grau dessa nova lente que será implantada; o trajeto do raio de luz dentro do seu globo ocular  também é analisado, para que a nova lente, confeccionada sob medida,  se adapte perfeitamente ao seu olho.

As lentes intraoculares podem ser rígidas (lentes intraoculares mais básicas) ou flexíveis. As últimas, de tecnologia mais avançada, podem ser dobradas, entram por incisões menores e não necessitam de pontos. Com esse tipo de lente também é possível a correção de outros problemas de focalização que o paciente tenha antes de realizar a cirurgia.

As lentes flexíveis podem ser: monofocais, bifocais ou trifocais. Todas existem no modelo torica ou não tórica. Conheça um pouco mais sobre as particularidades de cada uma delas:

Lentes intra-oculares Asféricas Monofocais Não-tóricas

São as lentes intra-oculares indicadas para melhorar a qualidade e a quantidade de visão de pacientes com catarata mas que não possuem astigmatismo, melhorando o foco da visão apenas para longe. Após a cirurgia, será necessário o uso de óculos para perto inevitavelmente.

Lentes intra-oculares Asféricas Monofocais Tóricas

São indicadas para melhorar a visão (em qualidade e quantidade) de pacientes com catarata e astigmatismo, e também corrigem o foco da visão apenas para longe, exigindo o uso de óculos para perto .

Lentes intra-oculares Asféricas Bifocais Tóricas ou Não-tóricas

Essa lentes possuem dois pontos de focos distintos, para longe e para perto ao mesmo tempo. Melhoram a qualidade e a quantidade de visão para longe e para um ponto de foco de perto

O paciente necessitará da lente intra-ocular bifocal modelo tórica quando apresentar astigmatismo corneano.

Lentes intra-oculares Asféricas Trifocais Tóricas ou Não-tóricas

Essa lentes são as de tecnologia mais avançada existente no mercado, e possuem três pontos de focos distintos, para longe, para imagens a distancia intermediária (computador por exemplo) e para perto. Proporcionam visão de ótima qualidade nessas 3 distâncias e, quando indicadas de forma correta, permitem excelente adaptação para a maior parte das atividades cotidianas, reduzindo muito a dependência dos óculos. O paciente necessitará da lente intra-ocular trifocal modelo tórica quando apresentar astigmatismo corneano.

Infelizmente não são todas as pessoas que podem utilizar as Lentes Bifocais ou Trifocais. Somente o Oftalmologista Especialista em Catarata após conhecer seu estilo de vida e fazer exames minuciosos e de alta tecnologia poderá avaliar de forma personalizada os riscos e benefícios de cada um dos tipos de lente para você.

A cirurgia de catarata é extremamente segura e confiável. Visite seu oftalmologista regularmente e, se a catarata for diagnosticada, não tenha receio: procure o Especialista em Catarata e converse com ele sobre o seu caso. A cirurgia é realizada apenas uma vez (a catarata  não volta) e a Lente Intra Ocular é definitiva, por isso deve ser bem escolhida! Com a saúde dos olhos não se brinca!

O post Escolhendo a Lente Intraocular apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/escolhendo-a-lente-intraocular/feed/ 0
6 mitos e verdades sobre a catarata https://especialistaemcatarata.com/6-mitos-e-verdades-sobre-a-catarata/ https://especialistaemcatarata.com/6-mitos-e-verdades-sobre-a-catarata/#respond Mon, 16 Apr 2018 15:07:03 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=4005 Comum entre os idosos, a catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e é responsável por 51% dos casos de perda de visão, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ela pode ser corrigida com uma cirurgia, mas muitos ainda deixam de fazê-la por medo ou falta de informação. Para desmitificarmos a doença, […]

O post 6 mitos e verdades sobre a catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
Comum entre os idosos, a catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e é responsável por 51% dos casos de perda de visão, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ela pode ser corrigida com uma cirurgia, mas muitos ainda deixam de fazê-la por medo ou falta de informação. Para desmitificarmos a doença, separamos alguns mitos e verdades.

1. Colírios podem prevenir ou curar a catarata nos olhos.
MITO. O tratamento da catarata só é possível através da cirurgia. E também não há nenhum colírio aprovado que previna a catarata.

2. Catarata é uma doença que somente atinge idosos.
MITO. A maioria dos casos acontece em idosos por causa do envelhecimento natural do cristalino, mas a catarata também pode atingir jovens adultos e crianças que tiverem fatores de risco, como a diabetes.

3. A recuperação da cirurgia de catarata demora meses.
MITO. Na maioria dos casos, o paciente consegue enxergar logo depois da cirurgia e voltar a realizar atividades da rotina poucos dias depois da cirurgia.

4. Cirurgia de catarata dura cerca de 20 minutos.
VERDADE. Apesar de ser delicada e minuciosa, a cirurgia de catarata é um procedimento relativamente rápido. A cirurgia nos olhos pode levar mais tempo em casos mais complexos ou quando a catarata está muito avançada.

5. A catarata não pode ser evitada, mas é possível diminuir o risco de desenvolvimento.
VERDADE. Manter bons hábitos de estilo de vida, como uma alimentação equilibrada e evitar o tabagismo, ajudam a diminuir o risco do desenvolvimento da catarata. Além disso, proteger os olhos contra os raios solares UVA e UVB com óculos escuros e bonés podem ajudar na prevenção.

6. É possível que você não precise mais usar óculos após a cirurgia de catarata.
VERDADE. Tudo depende de cada caso específico, mas, em geral, a cirurgia de catarata restabelece a visão e isso poderá fazer com que o paciente não precise mais usar óculos ou ao menos minimize o uso dos óculos.

O post 6 mitos e verdades sobre a catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/6-mitos-e-verdades-sobre-a-catarata/feed/ 0
Estudo aponta que diabetes pode aumentar 5 vezes o risco de catarata https://especialistaemcatarata.com/estudo-aponta-que-diabetes-pode-aumentar-5-vezes-o-risco-de-catarata/ https://especialistaemcatarata.com/estudo-aponta-que-diabetes-pode-aumentar-5-vezes-o-risco-de-catarata/#respond Thu, 22 Mar 2018 13:20:35 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=3999 A relação entre diabetes e catarata é bastante conhecida. Dessa vez, um estudo britânico mostrou que o risco de desenvolver a doença ocular duplica entre os diabéticos. O perigo aumenta para os pacientes na faixa de 45 a 54 anos, com probabilidade cinco vezes maior em relação ao restante da população. Recém-publicada no periódico Eye, […]

O post Estudo aponta que diabetes pode aumentar 5 vezes o risco de catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
A relação entre diabetes e catarata é bastante conhecida. Dessa vez, um estudo britânico mostrou que o risco de desenvolver a doença ocular duplica entre os diabéticos. O perigo aumenta para os pacientes na faixa de 45 a 54 anos, com probabilidade cinco vezes maior em relação ao restante da população.
Recém-publicada no periódico Eye, da revista Nature, a pesquisa examinou mais de 56 mil pacientes do Reino Unido com idade entre 40 e 70 anos. Segundo a investigação feita pela Universidade Anglia Ruskin, foram diagnosticados 20 casos de catarata a cada 1.000 de diabetes.
Os resultados demonstraram que os pacientes na faixa de 45 a 49 anos têm 4,6 vezes mais chances de desenvolver a doença ocular, enquanto naqueles entre 50 e 54 anos o risco é 5,7 vezes maior.
Os pesquisadores também constataram que entre as pessoas que convivem com o diabetes há mais de 10 anos, a probabilidade de surgimento da catarata aumenta 5 vezes em relação aos pacientes identificados com diabetes nos últimos dois anos.

Rastreamento da catarata
A investigação evidencia ainda mais a necessidade de rastreamento da catarata a fim de antecipar tanto o seu diagnóstico como o tratamento, condições fundamentais para a reversão da doença.
A catarata é considerada a principal causa de cegueira prevenível no mundo, respondendo por 65 milhões de casos de perda significativa ou completa da visão no mundo de acordo com levantamento recente do grupo internacional The Vision Loss Expert Group.

Cuidados com o diabetes
O diabetes tem como causa a produção insuficiente de insulina (hormônio que permite a entrada de glicose nas células) ou a resistência a sua ação, provocando o acúmulo de glicose no sangue (glicemia).
Quando o diabético não faz o controle adequado dos níveis de glicemia, os depósitos de glicose nas paredes do cristalino e as oscilações glicêmicas desencadeiam a formação de radicais livres que aceleram o envelhecimento da lente natural do olho, levando à formação da catarata.

Confira as principais dicas para prevenir o diabetes:
– Manter o peso normal;
– Não fumar;
– Controlar a pressão arterial;
– Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas (órgão que produz a insulina);
– Praticar atividade física regular.

O post Estudo aponta que diabetes pode aumentar 5 vezes o risco de catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/estudo-aponta-que-diabetes-pode-aumentar-5-vezes-o-risco-de-catarata/feed/ 0
Problemas que podem surgir após a cirurgia de catarata https://especialistaemcatarata.com/problemas-que-podem-surgir-apos-a-cirurgia-de-catarata/ https://especialistaemcatarata.com/problemas-que-podem-surgir-apos-a-cirurgia-de-catarata/#respond Thu, 22 Feb 2018 16:40:16 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=3993 Apesar de raros, podem ocorrer problemas após uma cirurgia de catarata – a exemplo do que acontece com qualquer outro procedimento cirúrgico. Infecção, sangramento, inflamação, visão dupla e aumento da pressão ocular são alguns dos possíveis efeitos indesejados do pós-operatório. Felizmente, essas complicações são plenamente reversíveis com a rápida intervenção do médico. Muitas vezes, o […]

O post Problemas que podem surgir após a cirurgia de catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
Apesar de raros, podem ocorrer problemas após uma cirurgia de catarata – a exemplo do que acontece com qualquer outro procedimento cirúrgico.
Infecção, sangramento, inflamação, visão dupla e aumento da pressão ocular são alguns dos possíveis efeitos indesejados do pós-operatório. Felizmente, essas complicações são plenamente reversíveis com a rápida intervenção do médico.
Muitas vezes, o tecido do olho que prende a lente intraocular torna-se turvo, causando embaçamento da visão. Essa condição é chamada de pós-catarata e pode se desenvolver meses ou anos após a cirurgia.

O problema é tratado por meio da capsulotomia posterior com yag laser, uma técnica que consiste em fazer uma pequena abertura no tecido posterior do cristalino. Ele é indolor e raramente resulta no aumento da pressão ocular ou em outras complicações. Como precaução, o médico deve aplicar, antes do procedimento, um colírio que diminui a pressão do olho.
Após a cirurgia de catarata, alguns pacientes podem sentir as cores muito brilhantes. Isso ocorre devido à uma dispersão da luz nas bordas das lentes intraoculares que foram implantadas.
Em alguns casos, o paciente pode ter que se acostumar ao brilho e às cores mais vivas. Na maioria das vezes, porém, a sensibilidade à luz e ao brilho são problemas temporários, que cessam após algumas semanas, enquanto ocorre um ajuste natural entre os olhos e o cérebro.
É preciso salientar que alguns cuidados são necessários no pós-operatório da cirurgia de catarata, de forma a evitar possíveis complicações. Após a cirurgia, o paciente deve utilizar os colírios prescritos pelo oftalmologista, com o objetivo de evitar infecções ou inflamações. Esforços físicos também devem ser evitados, recomendando-se repouso nas 12 primeiras horas após a cirurgia.

O post Problemas que podem surgir após a cirurgia de catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/problemas-que-podem-surgir-apos-a-cirurgia-de-catarata/feed/ 0
Alimentos que ajudam a prevenir catarata https://especialistaemcatarata.com/alimentos-que-ajudam-a-prevenir-catarata/ https://especialistaemcatarata.com/alimentos-que-ajudam-a-prevenir-catarata/#respond Mon, 08 Jan 2018 17:42:41 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=3988 As propriedades da vitamina C já são velhas conhecidas da área de saúde e nutrição. Grande parte das vantagens do consumo vem de seu poderoso efeito antioxidante. O nutriente mais famoso das frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, morango, maracujá, acerola, kiwi e goiaba combate os radicais livres, cujo excesso danifica as células do corpo. […]

O post Alimentos que ajudam a prevenir catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
As propriedades da vitamina C já são velhas conhecidas da área de saúde e nutrição.
Grande parte das vantagens do consumo vem de seu poderoso efeito antioxidante. O
nutriente mais famoso das frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, morango, maracujá, acerola, kiwi e goiaba combate os radicais livres, cujo excesso danifica as células do corpo.

A mais recente descoberta diz respeito ao efeito da vitamina C na proteção da saúde dos olhos, em especial, na atuação dessa substância na manutenção da transparência do cristalino, que é a área afetada pela incidência de catarata.

Uma pesquisa realizada na Inglaterra acompanhou um grupo de 324 pares de gêmeas com idades entre 50 e 83 anos por uma década. Nesse período, a velocidade de progressão da catarata foi medida por meio de fotos do cristalino. As voluntárias também informaram qual a dieta que haviam seguido. E a conclusão foi que entre as mulheres com maior consumo de ácido ascórbico, o nome oficial da vitamina C, houve redução de 33% no ritmo de evolução da catarata.

O consumo de vitamina C indicado para os homens é 90 miligramas ao dia. E, para as mulheres, recomenda-se a ingestão diária de 75 miligramas. Uma laranja concentra cerca de 40 miligramas de vitamina C. Já 100 gramas de pimentão amarelo têm nada menos que 200 miligramas do micronutriente.
No entanto, para tirar o máximo de proveito da vitamina C, a estratégia é priorizar o consumo do alimento in natura. Se a opção for cozinhar o alimento, a saída é utilizar a água do cozimento em outras receitas, como sopas ou carnes, pois vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C, podem se perder no caldo da cocção. Quanto aos sucos, deve-se beber logo após o preparo porque a vitamina C é sensível a variações de temperatura.

Mais substâncias que beneficiam a saúde ocular
Vitamina A: a cenoura é rica em betacaroteno, que depois de ingerido, se transforma em vitamina A, que fortalece a retina e beneficia a visão noturna. A substância também é encontrada em alimentos, como abóbora, mamão, melão de polpa amarela, caju, pimentão amarelo e batata-doce.

Ômega 3: está presente nos peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum. Ajuda a lubrificar os olhos e mantém a integridade das células da retina.

Ômega 6: é encontrado em óleos vegetais, ovos e sementes. Tem papel semelhante ao do ômega-3 no combate e na prevenção à síndrome do olho seco.

Luteína e zeaxantina: da família dos carotenoides, estão presentes em verduras e vegetais de cor verde-escuro, como brócolis e rúcula, além da gema de ovo e no milho. Atuam como antioxidantes na retina e no cristalino.

Zinco: o mineral está presente em carnes, frutos do mar, leguminosas, oleaginosas e pescados. Auxiliam a vitamina A na produção de melanina, que afasta a cegueira noturna.

Cobre: encontrado em cereais integrais, frutas secas, nozes, ostras e mariscos. Sua função é evitar a morte de células do fundo do olho e a degeneração macular.

O post Alimentos que ajudam a prevenir catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/alimentos-que-ajudam-a-prevenir-catarata/feed/ 0
O que é catarata medicamentosa https://especialistaemcatarata.com/o-que-e-catarata-medicamentosa/ https://especialistaemcatarata.com/o-que-e-catarata-medicamentosa/#respond Tue, 12 Dec 2017 17:48:22 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=3984 O uso crônico de alguns remédios pode causar o aparecimento da chamada catarata medicamentosa. Isso porque quando os efeitos colaterais dos remédios afetam diretamente a saúde dos olhos, ocorrem reações tóxicas ou aumento da sensibilidade dos olhos ao sol, com alterações do cristalino, que é área afetada pela doença. Principal causa de cegueira que pode […]

O post O que é catarata medicamentosa apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
O uso crônico de alguns remédios pode causar o aparecimento da chamada catarata medicamentosa. Isso porque quando os efeitos colaterais dos remédios afetam diretamente a saúde dos olhos, ocorrem reações tóxicas ou aumento da sensibilidade dos olhos ao sol, com alterações do cristalino, que é área afetada pela doença.

Principal causa de cegueira que pode ser curada, sendo mais comum em idosos, a catarata é uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino (uma espécie de lente do olho), o que causa perda gradual da visão, pois com o surgimento da catarata, a absorção de luz e percepção das cores ficam prejudicadas.

Principais remédios que podem causar a catarata medicamentosa

Corticoides: usados para controle da imunidade e de inflamações. Não é raro pessoas portadoras de doenças como artrite reumatoide, lúpus, asma ou doença inflamatória intestinal, por exemplo, desenvolver catarata. 

Antibióticos: o uso prolongado ou frequente de remédios como a Eritromicina ou a Sulfa pode promover um aumento da sensibilidade dos olhos à luz, o que promove uma maior absorção da radiação UV para o cristalino.

Medicamentos para acne: a Isotretinoína (nome comercial Roacutan) – usada para o tratamento da acne – causa grande irritação e aumento da sensibilidade da visão à luz, o que causa uma toxicidade aos olhos e risco de alterações no cristalino.

Antidepressivos: o efeito é raro, mas alguns antidepressivos, como Fluoxetina, Sertralina e Citalopram, intensificam a quantidade de serotonina no cérebro, e a ação desta substância no cristalino pode causar reações de alterações na opacidade. 

Remédios para pressão alta: o uso contínuo de medicamentos anti-hipertensivos do tipo betabloqueador, como Propranolol ou Carvedilol, por exemplo, pode estimular a formação de depósitos no cristalino. 

O post O que é catarata medicamentosa apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/o-que-e-catarata-medicamentosa/feed/ 0
Como se preparar para a cirurgia de catarata https://especialistaemcatarata.com/como-se-preparar-para-a-cirurgia-de-catarata/ https://especialistaemcatarata.com/como-se-preparar-para-a-cirurgia-de-catarata/#respond Mon, 13 Nov 2017 15:57:15 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=3978 Vai passar pelo procedimento? Saiba quais são os cuidados necessários Em um primeiro momento, a notícia de que teremos que sofrer uma intervenção cirúrgica pode tirar um pouco da nossa tranquilidade e mexer com nossos nervos. Isso, aliás, é natural. Mas, depois que começamos a nos informar mais sobre a doença e a passar por […]

O post Como se preparar para a cirurgia de catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
Vai passar pelo procedimento? Saiba quais são os cuidados necessários

Em um primeiro momento, a notícia de que teremos que sofrer uma intervenção cirúrgica pode tirar um pouco da nossa tranquilidade e mexer com nossos nervos. Isso, aliás, é natural. Mas, depois que começamos a nos informar mais sobre a doença e a passar por uma preparação, conseguimos driblar a ansiedade inicial, ganhar confiança e partir para o planejamento da cirurgia.

Um dos pontos iniciais é procurar se informar com os profissionais que estejam envolvidos no processo. Tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia de catarata lhe dará mais segurança e tranquilidade.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, hoje a catarata atinge mais de 20 milhões de pessoas em todo mundo. A doença é considerada a principal causa de casos de cegueira. Em geral, a indicação de cirurgia é feita com base nos seguintes pontos:

● Os problemas de visão provocados pela catarata afetam as atividades profissionais e a qualidade de vida;
● Ocorrência de visão dupla, ofuscamento ou outra doença nos olhos – como retinopatia diabética ou degeneração macular
● O indivíduo provavelmente será reprovado no exame de visão para renovar a carteira de motorista.

Ckeck-list para a cirurgia de catarata com seu médico oftalmologista

Veja abaixo uma lista dos principais pontos que você deve revisar com seu médico oftalmologista antes de se submeter ao procedimento:

● Procure saber em que estágio está a sua catarata;
● Pergunte quais são as suas opções de tratamento;
● Informe-se sobre como é feita a cirurgia;
● Pergunte quanto vai custar a intervenção;
● Procure saber quais são os riscos da operação;
● Saiba quem fará a sua cirurgia;
● Pergunte quanto tempo vai durar a operação;
● Procure saber quanto tempo ficará afastado do trabalho e das tarefas normais;
● Informe-se se vai precisar tomar medicação antes e depois da cirurgia;
● Informe-se se vai precisar usar óculos (ou continuar com ele) depois da intervenção.

O post Como se preparar para a cirurgia de catarata apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/como-se-preparar-para-a-cirurgia-de-catarata/feed/ 0
Relação entre diabetes e catarata; saiba quais cuidados você deve ter https://especialistaemcatarata.com/relacao-entre-diabetes-e-catarata-saiba-quais-cuidados-voce-deve-ter/ https://especialistaemcatarata.com/relacao-entre-diabetes-e-catarata-saiba-quais-cuidados-voce-deve-ter/#respond Fri, 20 Oct 2017 12:10:57 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=3974 Quem é diabético tem inúmeras razões para seguir corretamente as orientações de seu médico sobre o controle da glicemia no sangue. Uma delas é com relação à prevenção da catarata, já que o diabetes eleva os riscos de desenvolvimento dessa condição. O cristalino, espécie de lente que fornece nitidez à visão, obtém seus nutrientes por […]

O post Relação entre diabetes e catarata; saiba quais cuidados você deve ter apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
Quem é diabético tem inúmeras razões para seguir corretamente as orientações de seu médico sobre o controle da glicemia no sangue. Uma delas é com relação à prevenção da catarata, já que o diabetes eleva os riscos de desenvolvimento dessa condição.

O cristalino, espécie de lente que fornece nitidez à visão, obtém seus nutrientes por meio do humor aquoso, fluido que preenche parte frontal dos olhos. O humor aquoso, por sua vez, fornece oxigênio e glicose, uma fonte de energia de açúcar simples para as células do corpo. Quando o diabético não realiza o controle adequado do diabetes, os níveis de açúcar no humor aquoso e cristalino aumentam, afetando a visão.

Além disso, o cristalino também possui uma enzima que converte a glicose em uma substância chamada sorbitol. Quando o sorbitol se acumula nessa região do olho, células e proteínas são afetadas, levando à formação da catarata, que é caracterizada pela opacificação do cristalino.

Como prevenir

Se você tem diabetes existem duas formas de diminuir as chances de desenvolvimento da catarata. São elas:

– Manter o controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue por meio de uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos, conforme as orientações de seu médico.

– Consultar-se regularmente com um oftalmologista. Por meio de exames específicos, o especialista poderá detectar precocemente alterações em seus olhos e indicar o melhor tratamento para preservar a saúde ocular.

O post Relação entre diabetes e catarata; saiba quais cuidados você deve ter apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/relacao-entre-diabetes-e-catarata-saiba-quais-cuidados-voce-deve-ter/feed/ 0
Catarata traumática requer atendimento oftalmológico de urgência https://especialistaemcatarata.com/catarata-traumatica-requer-atendimento-oftalmologico-de-urgencia/ https://especialistaemcatarata.com/catarata-traumatica-requer-atendimento-oftalmologico-de-urgencia/#respond Thu, 28 Sep 2017 14:02:34 +0000 https://especialistaemcatarata.com/?p=3970 De acordo com um estudo realizado para a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55 milhões de acidentes oculares ocorrem anualmente em todo o mundo, e até 1,6 milhão de pessoas perdem a visão devido a traumas nos olhos. Os traumas oculares mais comuns geralmente são causados por contusões, lacerações e rupturas provocadas por […]

O post Catarata traumática requer atendimento oftalmológico de urgência apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
De acordo com um estudo realizado para a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55 milhões de acidentes oculares ocorrem anualmente em todo o mundo, e até 1,6 milhão de pessoas perdem a visão devido a traumas nos olhos.

Os traumas oculares mais comuns geralmente são causados por contusões, lacerações e rupturas provocadas por objetos pontiagudos. Muitos desses casos podem levar ao surgimento da catarata traumática.

No casos em que há contusão, o mecanismo de golpe-contragolpe pode fazer com que o cristalino sofra uma expansão equatorial, levando a alterações metabólicas e epiteliais (camadas de células da córnea) que induzem à opacificação do cristalino (lente situada atrás da iris).

Já nas lacerações e rupturas há a possibilidade da presença de corpo estranho intra-ocular, que, de acordo com sua composição, pode permanecer inerte. Nesses casos, os objetos devem ser removidos imediatamente para evitar complicações inflamatórias e infecciosas e, principalmente, a perda da visão.

Atendimento médico

A catarata traumática pode apresentar muitos desafios médicos e cirúrgicos ao oftalmologista. Um exame cuidadoso do olho afetado e um plano de tratamento podem simplificar esses casos difíceis e levar ao melhor resultado possível.

Caso você sofra um trauma ocular, procure atendimento oftalmológico com urgência.

O post Catarata traumática requer atendimento oftalmológico de urgência apareceu primeiro em Especialista em Catarata.

]]>
https://especialistaemcatarata.com/catarata-traumatica-requer-atendimento-oftalmologico-de-urgencia/feed/ 0